Por que precisamos de uma equipe completa e diversificada para dar conta da cozinha de um evento especial?
Qual o segredo para conseguir cozinhar bem, em pouco tempo e tendo todo sabor e cuidado que os alimentos pedem? A resposta é simples: uma equipe profissional que, além de ter experiência, sabe exatamente como obter o melhor de cada receita.
Dar conta de uma cozinha, principalmente em eventos grandes, não é uma tarefa fácil. Por isso é importante ter pessoas que sejam especialistas em algumas áreas da gastronomia para facilitar o processo. Por exemplo: um confeiteiro não poderia liderar uma cozinha inteira, assim como um cozinheiro não conseguiria dar conta da parte das sobremesas.
O segredo para além de uma equipe competente é uma equipe diversa, que sabe manusear sua área completamente, sem necessidade de supervisão. Porém isso não impede que novatos sejam úteis nas cozinhas. Enquanto os cozinheiros mais experientes ficam na parte das receitas, existe outra infinidade de processos que precisam ser realizados, como descascar legumes, preparar molhos básicos e organizar o mise en place – termo em francês que significa “deixar tudo em ordem” antes do preparo de uma receita.
E não se enganem: até mesmo as equipes mais capacitadas podem se enrolar em preparos complexos ou que tenham muitos processos. Por isso, a preparação e a organização são fundamentais para evitar qualquer problema do gênero. É nesse momento que as ordens da pessoa que contrata o buffet devem ser extremamente claras e não mudar em cima da hora. Alguns pratos precisam de dias de preparação para chegar até a mesa perfeitos, outros precisam de ingredientes raros que só podem ser adquiridos de véspera, como é o caso de alguns cogumelos e trufas, extremamente delicados, caros e que possuem uma lista de espera gigante.
Outra situação que o cliente precisa opinar são os temperos. Até nas cozinhas profissionais chefes divergem sobre qual o melhor tipo de tempero que combina com cada alimento. Por isso é importante ter uma opinião sobre acidez, ardência e doçura dos pratos que serão servidos em cada ocasião. Por esse motivo, momentos como a degustação são extremamente importantes para um evento de sucesso.
São com base nessas ordens que os chefes organizam seus cozinheiros e escolhem quem cuidará de cada praça – termo utilizado na gastronomia para designar o ambiente de preparo de cada prato – e, assim, garantir um serviço de qualidade e que, com certeza, será lembrado por grande parte dos convidados durante muito tempo.