Descubra qual tipo de buffet combina com o estilo da sua festa.
Escolher quais pratos e quitutes serviremos no casamento é um dos tópicos principais da festa. Por isso, temos um momento específico para a degustação antes da festa, para ter certeza de tudo aquilo que será oferecido aos convidados.
Mas qual o melhor estilo de comida para servir na sua festa? Como combinar o tema, o ambiente e os pratos? Vale a pena apostar em uma mistura de estilos culinários? Aqui tentaremos trazer algumas respostas para essas questões.
Buffet rústico
Esse tipo de buffet é mais adequado para casamentos em sítios ou no interior, que costumam ser fartos e os convidados passam com os pratos como em um self service. Também é recomendado para festas com muitas pessoas e para economizar no buffet, trocando os pratos prontos vindos diretos da cozinha pelo ‘faça você mesmo’.
Moderno
Esse tipo de cardápio é para quem quer investir em comida e garantir pratos com apresentações incríveis. Geralmente os pratos já saem montados da cozinha e são oferecidos individualmente em cada mesa para os convidados. Entre os alimentos principais estão peixes, como o salmão e o atum, e cortes nobres de carne. Os pratos também costumam conter porções menores.
Salgadinhos
Os salgadinhos de festa são bons e velhos aliados de quem quer quantidade a um preço um pouco menor. Podem ser desde os fritos, como as queridinhas coxinhas e bolinhas de queijo, até alguns mais sofisticados, como esfirras e quiches. A criatividade é quem manda.
Massas
E por que não inovar e trazer um pouco da Itália para o seu casamento? Massas, pizzas e até mesmo bruschettas de entrada e risotos como prato principal podem ser uma opção ótima para quem gosta de comidas tradicionais do dia a dia, mas quer trazer um pouco de sofisticação para a festa.
Finger Food
Esse estilo mescla o requinte da gastronomia com o street food e pode ser uma opção incrível para quem busca sair do óbvio e trazer muito sabor para a mesa dos convidados.
Entre as opções mais comuns estão as batatas rústicas, que tem variações usando cenoura e batata-doce, mini-hambúrgueres artesanais, tomate cereja recheado e muito mais. O objetivo é fazer centenas de porções individuais para cada convidado pegar o que deseja.
Buffet Francês
Para quem busca um serviço ainda mais requintado, o buffet francês – tradicional nos casamentos que ocorrem no país – é uma ótima opção. Nele, os garçons passam pelas mesas com os pratos principais e guarnições e os convidados podem montar seu prato à vontade.
Mas é necessário prestar atenção em algumas coisas antes de contratar esse serviço: é preciso espaço para os garçons circularem pelo ambiente e a equipe precisa ser extremamente profissional para evitar qualquer encontrão, que pode resultar em uma situação desagradável para os convidados.
Vale lembrar também que, para escolher o melhor tipo de serviço ou culinária para o seu casamento, é preciso levar em consideração uma série de outros fatores, como: o número de convidados, o espaço disponível, a hora do dia em que o evento ocorrerá e o estilo das pessoas que vão compor a festa. Alinhando todos esses quesitos você pode ter certeza de conseguir produzir um casamento inesquecível para todos.