X
  • Nenhum produto na lista
Search
Close this search box.

Molho madeira: origem

O molho madeira, bastante utilizado em refeições com carne é uma delícia! Mas, você sabe como surgiu?

Os molhos são um incremento e tanto para a comida. Certamente você já fez algum prato que ficou sem graça de cara, mas, após algumas misturas de ingredientes, a comida ficou com outro gosto. Sem contar que, além de melhorar o gosto, os molhos também podem ser um item de ornamentação. Um prato simples que fica requintado só por causa da apresentação. O molho madeira certamente é um desses que não foge à regra.

Pelo nome, pode parecer complicado de fazer, mas é mais fácil do que se pensa. Hoje em dia é encontrado em restaurantes self-service com muita tranquilidade. Mas você, que frequentemente esbarra com ele por aí e provavelmente adora o gostinho adocicado que possui, sabe de onde ele vem?

Esse molho simples que combina com a carne vermelha como nenhum outro, costuma confundir as pessoas sobre sua origem. A maioria das pessoas acredita que ele foi criado em Portugal, lugar de onde o vinho utilizado vem. Porém, mesmo tendo o principal ingrediente fabricado em outro lugar, a origem verdadeira dele é a Inglaterra.

Isso porque no início de 1800, durante a Guerra Napoleônica, os ingleses dominaram a Ilha da Madeira por muitos anos. Com isso, eles também dominavam o que era proveniente de lá, consequentemente, o vinho fortificado.

Eles então descobriram que misturá-lo à comida alterava completamente o gosto. Começaram a utilizá-lo nos bolos, carnes e diversas outras combinações. O modo de preparo não alterou muito desde então, sendo necessário apenas aipo, alho poró, cenoura e algumas ervas que são adicionadas ao caldo de carne. O vinho mesmo, um dos principais ingredientes, só é incorporado no final da receita.

Não sabe como combinar o molho madeira além da carne? Quer experimentar outras combinações? Entre em contato conosco. Nosso time de chefs está preparado para montar um menu com opções de molhos de dar água na boca!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Iniciar conversa
Posso ajudar?
Olá!
Podemos ajudar?