Segundo especialistas, existem diversos benefícios para crianças que cozinham em família desde cedo. Quer saber quais? A gente te conta!
Novas histórias
Quem gosta de cozinhar sabe a delícia que é ter uma companhia de apoio. Por que não seus filhos? Por que não aproveitar o isolamento social e tentar essa prática? Além de proporcionar momentos de afeto em família, cozinhar na companhia das crianças pode ser um ótimo estímulo para diversificar e estimular algumas habilidades que favorecem o seu desenvolvimento.
O aprendizado na cozinha pode render novas histórias e, principalmente, novos momentos em família! Além disso, já está comprovado que crianças que cozinham serão adultos mais conscientes, saudáveis e felizes.
A prática também ajuda a desenvolver um maior senso de responsabilidade, trabalho em equipe, noções de organização e até conceitos matemáticos, já que existe a necessidade de fazer medições e tempo de preparo. Interessante, não é?
Cada um no seu quadrado
É importante ressaltar que, na cozinha, os afazeres devem ser atribuídos de acordo com a idade das crianças. Por exemplo, os mais novos podem receber funções simples como lavar as verduras e vegetais ou separar os ingredientes.
Conforme as crianças vão ficando mais velhas, elas já podem descascar os legumes com descascador ou lavar a louça. Já mais velhas, as crianças podem começar a preparar alguns pratos sozinhos, seguindo receitas. O importante é estarem sempre sob a supervisão de um adulto!
O valor da organização
Sabemos que quando se fala em cozinhar, o famoso Mise en place — termo francês que significa “pôr em ordem, fazer a disposição” — não pode faltar. É a forma de arrumar e preparar a cozinha para começar a confeccionar os pratos.
O fato das crianças desde cedo aprenderem a importância da organização para que se chegue a um bom resultado é de extrema importância. Pois, à medida que crescem, irão começar a fazer tarefas mais complexas pautadas em se organizarem.
A importância da comida natural
Se seu filho não gosta de comer frutas, legumes ou verduras, cozinhar poderá deixá-lo mais interessado em conhecer melhor esses ingredientes. Aproveite o momento de cozinhar para ensinar as crianças a diferença entre os alimentos frescos e os prontos.
Mostre que os alimentos frescos trazem muito mais benefícios para a saúde e são mais saborosos do que os pré-fabricados. Que tal dar uma pausa no macarrão instantâneo?
Viu só? Crianças que cozinham em família ganham diversas vantagens, além de proporcionar momentos inesquecíveis para todos. Use seu tempo em casa, também, para promover esses momentos de união entre os seus na cozinha.
Leia também: Menu Sob Medida: o novo sucesso do Chez Cox