X
  • Nenhum produto na lista
Search
Close this search box.
alimentos

Congelar alimentos: dicas para facilitar seu dia a dia!

Nesse momento que estamos em isolamento social, congelar os alimentos é uma ótima opção para consumir comida caseira diariamente. No entanto, para manter o sabor e valor nutricional das receitas é necessário tomar alguns cuidados no processo de congelamento. Veja como congelar seus alimentos corretamente abaixo!

Como congelar os alimentos 

É importante saber o processo de congelamento exato, pois os alimentos congelados perdem poucos nutrientes em relação aos frescos, se forem congelados corretamente. Acreditamos que a organização é o pulo do gato. Por isso, antes de colocar no congelador seus alimentos, separe-os em recipientes corretos e coloque etiquetas, já que, daqui algumas semanas, você não lembrará o que tem em cada pote.

O segundo passo é esperar que a comida esfrie: não se congela nenhum alimento quente. Já com relação às comidas cruas, elas não podem ser congeladas duas vezes. Uma vez descongeladas, é preciso cozinhá-las, pois podem estragar. 

Para as carnes também é preciso estar atento na hora de congelar, por alguns motivos. Para congelar carnes brancas ou vermelhas, o procedimento é sempre o mesmo. Antes de tudo, as carnes devem estar frescas, livre de temperos. O tempero deve ser usado apenas quando a carne for preparada. E, mais importante ainda, elas devem ser descongeladas sempre dentro da geladeira, para evitar a proliferação de bactérias.

alimentos

O que não congela bem
  • Vegetais com muita água: melancia, melão, pepino e chuchu; 
  • Folhas delicadas, como alface, rúcula e escarola; 
  • Ovo com casca (ele estoura);
  • Preparos que levam amido (como os picadinhos orientais);
  • Molhos e cremes mais gordurosos, como chantilly (a gordura tende a se separar da parte líquida ao descongelar, dando aspecto de talhado);
  • Preparações que levam creme de leite (se quiser congelar estrogonofe, por exemplo, deixe para acrescentar o creme só quando for servir, depois que o prato estiver descongelado);
Como descongelar

Tão importante quanto saber congelar os alimentos, é saber a forma de descongelar. A primeira dica é: não descongele o alimento descoberto em cima da pia, pois isso aumenta o risco de infecção por bactérias. 

O ideal é que qualquer alimento seja descongelado na geladeira, tirando-o do freezer no dia anterior e colocando-o na prateleira de baixo. No entanto, sabemos que na correria do dia a dia, podemos acabar esquecendo de retirar o alimento do freezer. Por isso, temos uma dica de descongelamento rápida e confiável: tire o alimento do recipiente, o coloque dentro de uma tigela cheia de água da torneira em temperatura ambiente. 

Troque a água a cada 30 minutos para evitar que ela fique muito gelada. Não coloque água quente, pois isso pode aquecer a superfície do alimento, iniciando o cozimento e favorecendo a proliferação de bactérias.

alimentos

Quanto tempo os alimentos duram no congelador?
  • Comida caseira: 3 meses
  • Carne vermelha crua em peça: 4 meses
  • Carne vermelha moída: 3 meses
  • Peixe cru: 2 meses
  • Frango cru:  3 meses
  • Frutas cortadas: 6 meses
  • Vegetais crus: 3 meses
  • Vegetais branqueados: 6 meses

Curtiu as dicas? Fique atento(a) na hora de congelar e descongelar seus alimentos. Cada um deles possui suas especificações e necessidades! Ficou com mais alguma dúvida que não citamos aqui? Nos chame pelo WhatsApp e te ajudaremos!

Leia também: Conheça o novo menu Sob Medida Chez Cox

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Iniciar conversa
Posso ajudar?
Olá!
Podemos ajudar?