X
  • Nenhum produto na lista
Search
Close this search box.

Como funciona a Gastronomia Sustentável?

Com a busca constante por alternativas sustentáveis, é claro que os nossos alimentos também entrariam em foco. O objetivo da Gastronomia sustentável é analisar toda a cadeia produtiva de alimentos e minimizar os impactos ao meio ambiente que nossa alimentação causa. 

Hoje, estima-se que o agronegócio brasileiro consuma mais de 70% da água potável do país nos latifúndios agroexportadores. Também é atribuído a ele o aumento das queimadas das matas tropicais para ampliar as lavouras monocultoras de soja, milho e trigo, principais itens de exportação do Brasil. 

Essa forma de plantio é extremamente prejudicial para o meio ambiente e muitas vezes nós, os consumidores finais, não temos noção de como os nossos alimentos impactam o meio ambiente ou da quantidade de agrotóxicos que são utilizados nas plantações

O projeto da gastronomia sustentável busca lançar luz sobre esse tema e mostrar as ações que podem contribuir para diminuir os impactos ambientais. 

Outro ponto importante que precisa de atenção são as quantidades de alimentos que são descartados diariamente, muitas vezes de boa qualidade e que poderiam ser doados. Estima-se que 3,5 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os dias ao redor do mundo, valor que chega a 1,3 bilhão de toneladas em um ano, sendo capaz de reduzir drasticamente a fome no mundo. 

Para isso, é importante que a população busque empresas que possuem as chamadas ações verdes, que tem por objetivo minimizar os impactos no meio ambiente. O Chez Cox possui diversas ações nesse sentido, começando pelo Casar Consciente, onde toda a festa é montada com base no menor impacto possível no espaço. 

Também recolhemos o lixo orgânico das festas para a nossa compostagem, dessa forma ajudamos a adubar a terra e produzir mais alimentos, sem a necessidade de aditivos químicos que são prejudiciais ao meio ambiente e à nossa saúde, esse tipo de plantação são chamadas de agroecológicas, e, se implementadas em larga escala, poderiam solucionar os problemas da fome e da destruição ambiental, pois elas funcionam como policulturas, assim o solo se regenera naturalmente, sem a necessidade de químicos. 

Uma gastronomia mais sustentável pode sanar uma série de problemas que afetam nosso cotidiano, por isso é cada vez mais importante nos atentarmos para a procedência e os processos pelos quais nossa comida passa antes de chegar até a nossa mesa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Iniciar conversa
Posso ajudar?
Olá!
Podemos ajudar?