Durante todo esse ano preparamos alguns boxes para comemorar datas festivas. Óbvio que não poderíamos deixar de fazer o box mais especial de todos: o natalino!
Box personalizado
Modéstia a parte, nós adoramos montar boxes para vocês. No entanto, este tem todo um gostinho especial: vocês podem montar como bem preferirem. Resolvemos escolher uma vasta gama de opções para que se encaixe no paladar de todos. Até porque, depois desse ano tão difícil e de distanciamento para todos, os que tiverem oportunidade de se unir com responsabilidade e cuidado, nada melhor que matar as saudades com comida boa na mesa.
Você escolhe o que mais combina com a sua família:
- Terrine de gorgonzola com nozes carameladas
- Terrine de cogumelos com boursin de cabra
- Ceviche de camarão com manga – chips de batata-doce
- Terrine de salmão com cream cheese
- Patê de fígado com chutney de tomates com gengibre
- Patê de vitelo com geleia de pimenta verde
- Minibrie folhado com geleia de damasco
- Minicamembert folhado com geleia de frutas vermelhas
- Tábua de frios e queijos
- Mix de frutas secas natalinas
- Pães e torradas
- Patê de chocolate com calda de caramelo com nuts e flor de sal ∙
- Panetone nevado
- Frutas frescas natalinas
- Rabanadas com calda de doce de leite ou goiabada
Obs: temos como opção incluir vinho, espumante ou cerveja artesanal e taças personalizadas.
Culinária natalina
Assim como enfeites, árvores e presentes têm significados históricos e tradicionais, as comidas também são carregadas por símbolos relacionados à época. Elas até podem ser consumidas ao longo do ano, mas é no banquete natalino que se tornam especiais e os pratos principais da refeição. Você já se perguntou o porquê de comermos panetone, peru, rabanadas, frutas secas e outras comidas típicas no Natal? Separamos algumas dessas curiosidades:
Panetone
Sua origem na ceia é desconhecida, mas se sabe que o bolo com frutas secas surgiu na Itália e ganhou o mundo. Uma das teorias sobre o surgimento do panetone é que os primeiros foram feitos em Milão, em 1.400, por um padeiro que queria impressionar a filha de seu patrão e, por isso, criou a receita. Como a receita deu certo, logo caiu no gosto dos clientes, que pediam o “Pani de Toni” (pão do Toni – nome do padeiro). Na receita original, o panetone é doce e com frutas secas. Hoje já existem versões de chocolate e salgadas.
Rabanada
Foi criada como um alimento para recuperar mulheres após o parto na Europa e, por ser um doce gostoso, caiu no gosto popular. Acompanhada de vinho, a rabanada também é muito associada aos períodos religiosos, como a quaresma. Seus primeiros registros históricos são do século XIV, em Portugal.
Frutas Secas
São uma tradição antiga vinda de Roma. Há séculos os romanos davam as frutas secas como presente antes do início do inverno. Essas frutas representam a fartura, riqueza e proteção.
Peru assado
Foram os norte-americanos que tornaram o peru uma comida tradicional do Natal. Nos Estados Unidos já existe a tradição de comer a ave no Dia de Ação de Graças para comemorar o sucesso nas colheitas. O peru significa fartura e, por isso, foi incorporado às ceias natalinas.
Nos deu água na boca só de falar sobre a história dessas delícias! E você? Como vai ser o seu box natalino? Basta falar conosco pelo WhatsApp: (24) 99223.7620.
Leia também: Dicas de como harmonizar vinhos com ingredientes