Nos arriscamos a dizer que não existe nada melhor do que acertar na harmonização de um vinho com um prato. Os sabores quando se encontram na boca é o próprio conceito de felicidade!
Sabemos que existem vários tipos de vinhos e que nem sempre é fácil conseguir a combinação correta com o sabor dos pratos. Por isso, nós aqui do Chez Cox separamos algumas dicas para te ajudar.
Pinot Noir
A uva Pinot Noir é a uva mais versátil de todas. Pratos com sabores terrosos são a principal dica para esse tipo de vinho. Uma combinação famosa é receita de “Boeuf Bourguignon”. O prato mais típico da região francesa da Borgonha apareceu no filme Julie e Julia (falamos sobre ele em um post nosso), em uma cena um tanto quanto trágica: a personagem principal acaba dormindo enquanto espera o cozimento do prato e acaba deixando a carne queimar.
Chardonnay
Esse tipo de vinho vai bem com peixes ricos em gorduras, com comidas leves e com sabor mais delicado. Queijo frescal, peito de frango e um macarrão ao molho branco são algumas ideias para compor essa harmonização também. Os vinhos não envelhecidos não são ideais para harmonizar com comidas mais complexas e elaboradas.
Uma curiosidade bacana é que esse tipo de vinho harmoniza com duas saladas mundialmente famosas. A Waldorf, que em sua receita tradicional leva aipo, maçã, nozes e maionese, e a Caesar, que mistura alface, parmesão, croutons e o saboroso molho Caesar, preparado à base de maionese, suco de limão, parmesão e especiarias.
Espumantes
Os espumantes são perfeitos para acompanhar suas entradas, mas também pratos variados. Temos cinco combinações imbatíveis para você arrasar e surpreender seus convidados:
- Brancos Brut: ostras, caviar, foie gras e massas com molho branco;
- Rosés Brut: embutidos, carpaccio e canapés cremosos;
- Brancos Nature: frutos do mar grelhados e risotos com peixes;
- Charmat: cozinha asiática;
- Meio-seco e Moscatel: bolos e doces cremosos com espumante e panetone;
Cabernet Sauvignon
A combinação imbatível com esse tipo de vinho são as carnes vermelhas. Com intensidade e suculência similares, costumam ser o casamento perfeito em uma refeição. Mas, se você gosta de beber seus vinhos enquanto desfruta de uma tábua de queijos, quando o assunto é um Cabernet Sauvignon, dê preferência aos mais amarelados, de pasta média e com sabor amadeirado. Alguns exemplos são o gouda e o cheddar.
Em massas e pratos quentes, outra opção é utilizar um parmesão ou pecorino romano, que tem a pasta mais dura, mas deve derreter com o calor e formar uma fusão deliciosa.
Curtiu as dicas? Nada como um bom vinho para acompanhar um prato delicioso, não é mesmo? O prato você pode pedir aqui no Chez Cox. Já o vinho, siga nossas dicas e arrase em suas compras!
Leia também: Dicas de séries e filmes que dão água na boca