X
  • Nenhum produto na lista
Search
Close this search box.
comidas típicas

Anarriê! Comidas típicas de festa junina

Quem aí não fica ansioso com a chegada da época das festas juninas para saborear todas as comidas típicas que nos deixam com água na boca? Você já parou para pensar do porquê essas comidas geralmente serem servidas em abundância nessa época? O que tem por trás dessa história? Vem saber! 

 

Origem das festas juninas

A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização. Com a chegada no país, em meados do século XVII, as festas foram aos poucos absorvidas pela cultura dos brasileiros.

Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa, tendo origem no culto aos deuses pagãos. Depois, sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

comidas típicas

Trigo x Milho

Antes de chegar no Brasil, a origem histórica das tradições juninas é a Europa, quando os agricultores realizavam festas para comemorar a fartança das colheitas. Em Portugal, a tradição é celebrar a colheita do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. 

No entanto, o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, por isso, as festas começaram a ser celebradas com outro grão, o milho. Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá são servidas durante as festas.

O mais interessante é a pluralidade de pratos que podem ser feitos de acordo com as regiões brasileiras, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais; e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido. Ô trem bão, sô!

Só existem comidas típicas salgadas nas festas juninas? É mentira!

Os doces também fazem parte da tradição, os bolos, principalmente. O bolo de mandioca também conhecido por mané pelado é um dos patrimônios das festas. As explicações para um título tão curioso são várias. A mais comum diz que o nome homenageia um agricultor que, por superstição, colhia mandioca nu. 

comidas típicas

A maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé, dá origem à maçã do amor e também faz sucesso! Graças ao clima, que é frio em boa parte do país durante o mês de junho, o quentão também é tradicional nas festas. A bebida, como o próprio nome já diz, é servida quente, sendo muito comum nos estados da região sul do Brasil. Feita de gengibre, canela e pinga ou vinho, é uma das favoritas nas comemorações.

comidas típicas

Eita festança arretada de boa, uai! Deu uma vontade de fazer uma festa junina, não é? No entanto, enquanto não podemos, que tal pensarmos em fazer essas delícias em casa mesmo ou dançar quadrilha na sala com sua família? Anarriê!

Leia também: Menu Sob Medida: novo sucesso do Chez Cox 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Posso ajudar?
Olá!
Podemos ajudar?